:

  • Exame Revela Estado Da Coluna Do Aluno Atingido Por Aparelho De Academia


  • Médicos responsáveis pelo paciente consideraram o caso gravíssimo.

O exame realizado em Regilâneo da Silva Inácio, de 42 anos, vítima de um acidente em uma academia de ginástica no Ceará, revelou uma lesão grave na coluna, que ficou deslocada após ser atingido por um aparelho "hack squat". Médicos responsáveis pelo paciente consideraram o caso gravíssimo.

Para tratar a lesão, Regilâneo foi submetido a uma cirurgia de quatro horas, durante a qual foram colocados pinos e parafusos para a redução da fratura e realinhamento ósseo, além de descompressão da medula.

O neurocirurgião José Correia Júnior explicou a complexidade do procedimento e a severidade da lesão, que resultou em danos importantes aos neurônios.

Equipamento caiu sobre os ombros do aluno enquanto ele descansava sentado em sua base — foto: Reprodução

"A junção toracolombar, que é a transição da caixa torácica para a lombar, foi perdida a continuidade óssea. Não tocamos um osso no outro", complementou.

A irmã de Regilâneo, Maria das Dores da Silva Inácio, informou que ele está estável e consciente, mas infelizmente não está sentindo as pernas e há risco de que ele não possa mais andar: "Estamos à espera de um milagre". 

O acidente ocorreu na última sexta-feira (4), e imagens registraram o momento em que o aparelho atingiu o rapaz, o qual estava utilizando uma carga de 150 kg.

Momento em que o aparelho de musculação cai sobre o rapaz — Foto: reprodução

"Depende muito do grau da lesão a princípio, o nível de retorno das funções prévias. Não há componentes nem motores, nem sensitivos, infelizmente. É a lesão mais grave que tem do ponto de vista de lesão neurológica. A chance é, estatisticamente, menos de 1% do retorno de funções motoras e sensitivas", disse o médico ao portal de notícias G1.

Em resposta ao incidente, a academia 220 FIT emitiu uma nota afirmando que se tratou de um acidente e que o aparelho envolvido estava em perfeito estado de funcionamento, pois havia sido adquirido há menos de 60 dias e já estava em uso nas instalações.